O que Você Sabe Sobre eSports?

Qual amante de videogame nunca sonhou em brilhar com um JoyStick na mão em um eSport? Mostrar ao mundo que seu passatempo predileto não é uma besteira, mas sim, que você tem um “dom”, uma habilidade escondida que pode lhe proporcionar fama, troféus e até mesmo dinheiro, mas talvez isso não seja um sonho, e nós da UNKTEC, estamos aqui hoje para passar as informações necessárias para seu crescimento no mercado das competições.

O que Você Sabe Sobre eSports?

Já á um bom tempo (todavia de forma mais cautelosa e menos evidente que hoje), as competições organizadas de jogos eletrônicos, eSports, Cibersport (ou qualquer que seja a nomenclatura), tem crescido de maneira surpreendente, o que tornou possível classificar a boa e velha jogatina em algo muito superior, e agora chamar os gamers de atletas do eSport. Em dados brutos e gerais do eSport, seu faturamento já é 1,5x maior do que os das indústrias da música e do cinema somados. O número de jogadores ultrapassa a marca de 2 bilhões ao redor do mundo, enquanto o volume de receita movimentada anualmente é de cerca de US$ 160 bilhões anuais.

 Início

A primeira competição conhecida foi organizada por estudantes da Universidade de Stanford nos E.U.A com o clássico game SpaceWar, em Outubro de 1972, o fantástico prêmio era um ano de assinatura da revista Rolling Stone, algo bem diferente das cifras que vemos hoje. A Atari também entra para o ramo de organização de campeonatos em 1981, e este, seria um grande marco para a indústria dos eSports, como o primeiro evento do gênero em grande escala, com mais de 10 mil participantes.

Após o ano 2000 é que o eSport começou a ganhar mais brilho, com o aumento de participantes, a criação de times profissionais e o interesse das emissoras de televisão, em especial a ESPN, nos EUA. Na década de 2010 a proporção cresceu ainda mais com o acesso ao streaming, o que fez com que o número de jogadoras e espectadores chegasse a ser quase incalculável.

NWC

Não poderíamos falar de eSports e não citar o NWC, Nintendo World Championship. Este evento foi criado em 1990 pela Nintendo e realizado em Março na cidade de Dallas, após essa data, houve a realização de 29 campeonatos municipais nos E.U.A. A competição ocorreu em 3 faixas etárias separadas (sub-11, entre 12-17, e acima de 18) estes verdadeiros “Gamers Raiz” estiveram jogando por três dias em busca do título de seu município. Os finalistas receberam um troféu, 250 dólares, e uma viagem com acompanhante para as finais mundiais em Los Angeles, Califórnia. Os perdedores ganharam um Power Pad e um Game Boy da Nintendo.

As finais mundiais ocorreram Dezembro de 1990, e foi algo similar aos campeonatos municipais, os concorrentes jogaram em um cartucho especial para Nintendo que continha três minigames personalizados baseados nos títulos Super Mario Bros, Rad Racer, e Tetris. O objetivo era conseguir uma alta pontuação de acordo com uma fórmula cumulativa personalizada em todos os jogos, dentro de 6 minutos e 21 segundos.  Uma das coisas mais interessantes criadas na NWC foram os cartuchos especiais dos jogos, mais especificamente, as lendárias fitas douradas.

Como ser um jogador profissional?

Alguns passos simples e muito importantes podem leva-lo ao reconhecimento dos gamers:

  • Pode-se começar amando os Games, mas algo ainda maior que isso, assim como outros esportistas, eSports necessita de treino, então dedicar um tempo especifico com um foco maior que diversão é necessário.
  • A principio, não é interessante jogar apenas um jogo, avaliar estilos e em qual estilo game o jogador se identifica melhor é um passo importantíssimo nessa caminhada. Após encontrar o estilo que define o gamer, ai sim é importante aperfeiçoar-se.
  • Ter contato com outros jogadores que estão rumando ao estrelato e assistir competições pode ser considerado uma maneira de estudo para melhoria técnica e prática das habilidades do iniciante, há sempre uma jogada vista na TV ou uma dica de alguém experiente que pode lhe conceder a vitória.
  • Dedicação, dedicação e dedicação, esse é o ponto mais importante no eSports, treinar horas e mais horas as vezes torna seu antigo prazer em um peso, porém, carregar esse peso trara algo maior no futuro.

Fim da Linha

Os esportes eletrônicos cresceram e se popularizaram, é difícil conversar com alguém que curta games que na conheça um time ou seu atleta favorito de eSports. Para o mercado de games, tal fato é magnífico, fazendo com que os games, deixem de ser “coisas de crianças ou de alienados” e tornem-se assuntos de respeito, de investidores e trabalhadores, atletas que buscam diariamente a duras penas seu lugar ao sol.

E para que você possa conhecer ainda mais, não deixe de seguir a UNKTEC e nossos Streamers na Twitch e em nossas redes sociais!

Leita também em nosso blog:

UNKTEC Now!

Fique por dentro de todas as novidades da UNKTEC

Brawhallha World Tour

Gratis

Now novo

Compre agora!

UNKTEC Team está na final do mundial de PUBG Mobile!

Veja o placar oficial!

Vagas abertas para nosso time de Valorant

Cadastre-se agora!

Hoje é dia de live de MTG Arena com @ninja as 10:00 pela Twitch

Veja agora na Twitch

Siga nas redes