Música e Jogos – Uma Parceria Eterna

A vida gamer não envolve apenas jogatinas insanas e consumo único e absoluto de tecnologias que envolvam PC ou consoles, mas também há o consumo de fatores externos, que satisfazem o player de modo geral. É sabido, segundo pesquisa da oitava edição da Game Brasil, que enquanto os players aproveitam a vida em suas aventuras digitais, um número superior a 40% destes, ouvem música enquanto jogam.

Créditos: @Mikiart_

No mundo de hoje, ouvir sua música favorita em um CD ou fita é quase impossível, com isso os fantásticos streamings de música entraram em pauta para satisfazer a sede de por uma trilha sonora especializada para os amantes de jogos, e assim, Spotify, Deezer, YouTube Music e Amanzon Music, entram por completo a rotina diária dos jogadores.

Sem importar o estilo musical, que varia entre funk e rock, de Aline Barros a Ozzy Osborne, com playlists diversificadas entre músicas para jogar, para relaxar, hits do verão, hits anos 70-80-90, podcast e tudo mais que os streamings de músicas podem proporcionar ao público, é possível ver um bela parceria entre música e jogos.

Música e Jogos – Uma Parceria Eterna

Todavia, no geral da história, qual é a relação entre tais maravilhas da cultura pop?

Rápidas Pinceladas

VGmusic, também conhecida como videogame music, consiste no termo “científico” utilizado para definir músicas criadas com a natureza de serem aplicadas em jogos eletrônicos, a aplicação dos produtores para tal questão foi tão acentuada que gerou um gênero musical próprio, assim como temos Rock, Pop, Blues e muitos outros, também existe o termo chiptune, que, em rápidas pinceladas, são músicas eletrônicas sintetizadas a partir de chips de som de PCs antigos, videogames e máquinas de arcade.

Vgmusic

História

No início da era “jurássica” dos games, em meados dos anos 70, os videogames começavam a despontar como uma bela, diferente e incompreendida forma de arte; porém, as mídias musicais da época (fitas cassete e vinil) não eram adaptáveis às máquinas de jogos da época, isso por conta do alto valor de tais artefatos e da inviabilização do uso nos “joguinhos”.

Sendo assim, para a aplicação das músicas aos games, era utilizado por meio de digitalização musical, onde, um chip de computador transformaria os pulsos eletromagnéticos que correspondiam ao código de programação da música, em ondas sonoras analógicas, claro, nesta época, ainda falamos de músicas monofônicas e repetidas aplicadas em cartuchos.

A evolução da parte auditiva dos games ocorreu por volta de 1980, entre tantos outros consoles, a Nintendo se destacou com seu console de 8 bits, o Famicom (NES), ele tinha a capacidade de um total de 5 canais, um deles sendo capaz de gerar sons digitais simples em modulação por código de pulso (PCM).

As muitas evoluções no desenvolvimento da música para videogames na década de 80, geralmente envolviam o uso de gerações simples de tons e/ou síntese de modulação de frequência para simular instrumentos para melodias, e o uso de um canal de ruído para simular sons percussivos. Uso primário de sons digitais em PCM, nesse tempo estava limitado a pequenos efeitos ou como uma alternativa para sons percussivos, como no Super Mario Bros. 3. A música em consoles domésticos geralmente tinha que dividir os canais disponíveis com outros efeitos sonoros, por exemplo, se um raio laser fosse disparado de uma nave espacial, e o laser usasse um tom de 1400 Hz, então o canal que estivesse sendo usado pela trilha-sonora teria que ter a música interrompida para que o som pudesse ser executado.

Fim da Linha

Visto que a relação jogos e música é muito estreita, sendo que, sem uma bela aplicação sonora qualquer jogo torna-se insosso, concluímos que, games e músicas estão totalmente alinhados. Para aqueles que gostam de ouvir músicas enquanto jogam, é possível contemplar muitas playlists nos streamings que ajudam a melhorar a jogatina, bem como, também é possível apreciar a trilha sonora de seu game preferido no Deezer, Spotify e outros streamings.

E para você amado leitor, qual o melhor streaming musical, aquele que lhe acompanha nas jogatinas e em todos os outros afazeres diários?

Leita também em nosso blog:

UNKTEC Now!

Fique por dentro de todas as novidades da UNKTEC

Brawhallha World Tour

Gratis

Now novo

Compre agora!

UNKTEC Team está na final do mundial de PUBG Mobile!

Veja o placar oficial!

Vagas abertas para nosso time de Valorant

Cadastre-se agora!

Hoje é dia de live de MTG Arena com @ninja as 10:00 pela Twitch

Veja agora na Twitch

Siga nas redes